top of page
WIKIPIERCING
Tipos de piercing: modelos, dicas e informações
Foto ilustrativa das joias básicas em aço cirúrgico.
O que acontece com a minha pele quando coloco um piercing?
Quando colocamos um piercing, ganhamos um tipo de ferimento na pele. A partir daí, o nosso organismo inicia um estado de reação inflamatória com a finalidade de tratar a área lesionada.
É importante ressaltar que a escolha de um local especializado é fundamental para a recuperação do furo.
Caso as medidas de higiene não sejam observadas, a pessoa pode ter um processo infeccioso ou até mesmo formar cicatrizes atróficas, hipertróficas e queloides
- principalmente em quem apresenta predisposição dessas lesões.
Após realizar uma perfuração, o primeiro processo que irá ocorrer é o inflamatório, ele dura de 48 até 72 horas. Nesse momento é comum sentir dor, calor, vermelhidão no local, inchaço. A etapa inflamatória começa no exato momento da lesão, o processo inflamatório combate os agentes agressores e deflagra uma série de acontecimentos que reconstituem o tecido lesionado e possibilitam o retorno da função fisiológica.
A segunda etapa é a que chamamos “proliferativa” ela dura entre 12 à 14 dias e é caracterizada pela reconstituição de vasos sanguíneos e linfáticos, pela produção de colágeno e pela intensa migração celular. Nessa fase, é comum sair uma secreção do local perfurado, que deverá ser limpo sempre de acordo com as orientações do profissional piercer, nada de deixar acúmulo de secreção! A cicatriz nesse período possui aspecto avermelhado.
E é nessa segunda etapa que muitos clientes simplesmente “diminuem o cuidado que estavam tendo, ou pior, até param os cuidados por não estarem mais sentindo dores e acreditarem que o piercing já está cicatrizado. O recado aqui é o seguinte: está tudo se encaminhando para uma correta cicatrização, os cuidados devem continuar pois o processo não está nem na metade!
A terceira e última etapa é a de remodelação, essa tem duração indeterminada, varia de acordo com alguns fatores: desde o tipo de jóia que o profissional usou, angulação que foi perfurado, aliado a cuidados do cliente na limpeza do seu adorno, alimentação etc. Ela é caracterizada pela reorganização do colágeno, que adquire maior força tênsil e empalidece. A cicatriz assume a coloração semelhante à da pele.
Essa etapa dura MESES, ou seja, à partir do momento que você decide fazer um novo adorno, tenha em mente que é um processo que exige cuidado e, principalmente, paciência. E sempre que realizar o procedimento com um profissional da área, este irá dar total suporte a você no período de cicatrização.
bottom of page